Principal
Mapa do Site
Curriculum Vitae
Família JOCHEM
Publicações - Livros
Colônias Alemãs
Col. S. P. Alcântara
Col. Vargem Grande
Colônia Santa Isabel
Colônia Piedade
Colônia Teresópolis
Imigrantes Alemães
Novas Pesquisas
Imigração Alemã
Links de Interesse
Fórum de Discussão
Livro de Visitas
Contato

NAVIOS QUE TRANSPORTARAM IMIGRANTES ALEMÃES
PARA O BRASIL

 

 

          No período compreendido de 1815 a 1914 cerca de 60 milhões de pessoas emigraram da Europa; desses cerca de 5 milhões eram alemãs sendo que a maioria delas embarcou nos portos de Hamburgo e Bremen se dirigiu para os Estados Unidos da América; entretanto, outros imigrantes alemães se estabeleceram no Brasil, no Canadá, na Argentina e na Austrália(1). Além de Hamburgo e Bremen eram utilizados os portos de Roterdã - foz dos Rios Meusa e Reno; Antuérpia - foz do Rio Escalda; Havre de Grace - no canal da Mancha, na França; Dunquerque, também na França, além de outros(2).

          Salientamos que não há consenso em torno do número de imigrantes que o Brasil recebeu. No entanto, existe estatística que conclui que 4.904.021 imigrantes das mais diversas procedências e nacionalidades, no recorte histórico compreendendo o período entre 1819 a 1947 se estabeleceram no Brasil. Desse total 235.846 são classificados como alemães(3) e aportaram, em sua grande maioria, na cidade do Rio de Janeiro, de onde reembarcavam com destino a outros portos brasileiros para, depois, serem encaminhas às colônias. Entretanto, havia casos onde os navios se dirigiam para o porto de destino sem escala no Rio de Janeiro.


CONFIRA A RELAÇÃO DE ALGUNS NAVIOS


NOTAS DE FIM

(1) - ALVES, Débora Bendocchi. "A Imigração Alemã para o Brasil". In: JOCHEM, Toni & ALVES, Débora. São Pedro de Alcântara: 170 anos depois... São Pedro de Alcântara: Coordenação dos Festejos, 1999, p. 9.

(2) - Fonte: ABRANTES, Visconde de. "Memória sobre os meios de Promover a Colonização". In: Revista de Imigração e Colonização. Rio de Janeiro, ano II, números 2-3, 1941, pp. 834-5.

(3) - NADALIN, Sérgio Odilon. "Imigração Alemã no Brasil: Dois Problemas". In: III Colóquio de Estudos Teuto-Brasileiros. Porto Alegre: Ed. da URGS, 1980, p. 300.



PREZADO LEITOR

Caso possua informações capazes de complementar e/ou revisar a tabela acima favor nos remeter para o e-mail tonijochem10@gmail.com

 

IMIGRAÇÃO ALEMÃ NO BRASIL

Se você necessitar de auxílio sobre qualquer assunto referente a IMIGRAÇÃO ALEMÃ NO BRASIL acesse nosso FÓRUM DE DISCUSSÃO no seguinte link:

http://br.groups.yahoo.com/group/imigracaoalema/?yguid=188086789


Ele destina-se a fazer constar comentários, sugestões, indicações bibliográficas/arquivais, informar sobre lançamento de livros e/ou pedidos de ajuda sobre a história da IMIGRAÇÃO ALEMÃ PARA O BRASIL. Portanto, deixe lá, registrados, seus comentários, seus "achados", suas dúvidas sobre a história da IMIGRAÇÃO ALEMÃ, incluindo aspectos genealógicos de seu ramo familiar e, quem sabe, você poderá auxiliar alguém além de poder ser ajudado. A colaboração mútua é, sobremaneira, importante para os historiadores/pesquisadores/genealogistas. Essa pode ser uma boa oportunidade de incrementar informações visando o desenvolvimento de pesquisas históricas/genealógicas de seu interesse. Participe!!!

Cadastre-se na seguinte conta de e-mail:
imigracaoalema-subscribe@yahoogrupos.com.br

 

Envie para um amigo!

© Copyright Toni Vidal Jochem, 2004. Todos os direitos reservados.
toni@tonijochem.com.br