|
A
FORMAÇÃO DA COLÔNIA ALEMÃ
TERESÓPOLIS
E A ATUAÇÃO DA IGREJA CATÓLICA (1860 - 1910)
Autor: Toni Jochem |
O
teor desse livro foi apresentado originalmente como dissertação
de mestrado ao Programa de Pós-Graduação
em História do Centro de Filosofia e Ciências
Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina, sob a orientação
da Profa. Dra. Eunice Sueli Nodari, como requisito parcial
à obtenção do grau de Mestre em História
Cultural, em junho de 2002, ocasião em que foi julgada
e aprovada "com louvor".
Transformada
em livro, edição do autor, 208 páginas,
formato 16 x 23 cm, possui inúmeras fotografias, mapas,
quadros estatísticos, farta bibliografia além
de reproduções de documentos históricos
sobre a Colônia Teresópolis enriquecem sobremaneira
essa obra. Para complementar, o livro contém uma relação
inédita de famílias de imigrantes, no período
de 1862-1876 citando, aproximadamente, 11.800 nomes. Aos descendentes
desses imigrantes que desejarem DADOS GENEALÓGICOS,
este livro será uma preciosidade.
Agradecimentos,
•
À professora Dra. Eunice Sueli Nodari, orientadora
da dissertação de Mestrado que originou a presente
publicação, pela competência apresentada,
interesse e acompanhamento do trabalho desenvolvido;
•
Ao
Programa de Pós-Graduação em História
da Universidade Federal de Santa Catarina - professores, funcionários
e colegas - pelo convívio acadêmico e intelectual;
•
Ao Arquivo
Público do Estado de Santa Catarina; Arquivo Nacional;
Arquivo Histórico-Eclesiástico da Arquidiocese
de Florianópolis, Arquivo da Província Franciscana
da Imaculada Conceição do Brasil, Arquivo Histórico
de Blumenau, Biblioteca Pública do Estado de Santa
Catarina e Arquivo Histórico da Imigração
Alemã do Instituto Martius-Staden;
•
Ao Conselho
Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
- CNPq - pela concessão da bolsa de Mestrado e aos
patrocinadores da edição deste livro;
•
Aos amigos
Prof. Pe. José Artulino Besen, Débora Bendocchi
Alves, Beat Richard Meier, Edson Armando Silva, João
Klug, Valberto Dirksen, historiadores competentes e minuciosos
que, gentilmente, ofereceram sugestões e críticas
ao presente trabalho, tornando-o mais consistente e preciso;
•
Aos amigos
Elza Daufenbach Alves, Clarícia Otto, André
Fabiano Voigt, José Raulino Jungklaus, Elmar Joenck,
Thereza Bobel, Sueli Maria Vanzuita Petry, Manoel da Silva,
Osni Machado, Evandro Thiesen, Luiz Abel Silva e Renato Weingärtner
que proporcionaram durante a realização deste
trabalho interlocução constante e amizade sincera;
•
A meus
familiares, pelo incentivo e carinho dados;
___________________________________________________________
RELAÇÃO
DE SOBRENOMES DE FAMÍLIAS CATÓLICAS CONSTANTES
NO PRIMEIRO LIVRO DE BATISMOS DA PARÓQUIA DE TERESÓPOLIS
(1862 - 1876) CITADAS NO LIVRO
COLÔNIA ALEMÃ TERESÓPOLIS
A
-
Abbenhaus, Abreu, Ackermann, Agiar, Albert, Alefs, Alkmann,
Alois, Althaus, Althof, Althoff, Alves, Andrade, Arend, Arens,
Arns, Arve, Arves, Assing, Aukmann.
B - Bachems,
Back, Backes, Barba, Barnbrügge, Barros, Battista, Bauer,
Bäumer, Baumgartner, Baumschütz, Beba, Bebber, Becker,
Beckhäuser, Beeling, Beerlage, Behling, Beilker, Bender,
Bengel, Berg, Bergmann, Beringer, Berkenbrock, Berlage, Bernadigne,
Bertel, Beu, Bever, Biberkötter, Bilk, Billsche, Birkbusch,
Birlage, Bitenkötter, Bitter, Blam, Blasberg, Blasius,
Blau, Blick, Blimacher, Blom, Blömer, Blosbelch, Blum,
Blüsterhoff, Böcker, Boeing, Böger, Bohle,
Böhmer, Bohn, Boi, Böing, Bolenter, Bolentin, Bömer,
Bömmel, Bongart, Bonkämper, Bonn, Bonnenkamp, Bonnenkämper,
Borchert, Börger, Borgert, Borggreve, Born, Brand, Brenneis,
Brenzinger, Brickheimer, Brickmann, Briekheimer, Brinkmann,
Brito, Bröker, Brokhof, Brokhoff, Bronstering, Bröring,
Brüggemann, Brüning, Büchel, Buchheimer, Buchner,
Buddinger, Budinger, Buhrbrinker, Bunn, Burbrinker, Burg,
Burinker, Busch, Büscher, Büsker, Buss, Bussbach,
Butz.
C - Cap, Cardoso,
Caré, Chabot, Chapeaux, Chaves, Clären, Cläsen,
Conceição, Conrad, Corcoroca, Cordes, Correia,
Costa, Crämer, Cruce, Cüpers.
D - Dämcken,
Dameling, Damm, Dams, Daufenbach, Dechering, Defen, Defent,
Deggering, Demming, Diekmann, Dietz, Dilling, Dimon, Dirkes,
Dirksen, Döcker, Dres, Dresch.
E - Eckholt,
Effting, Efkemann, Efken, Efkermann, Efting, Ehmann, Ehrhard,
Eicheln, Eickhof, Eierhof, Eifler, Eigler, Eiink, Eikele,
Eikelen, Eink, Eising, Eithof, Elfering, Eli, Eligmann, Elisabeth,
Elkmann, Eller, Elsing, Emam, Emmerding, Engel, Enkrot, Enkrott,
Enwerhard, Epping, Erhard, Espel, Esser, Ewald, Ewiger, Ewigmann,
Exterkötter.
F - Fanker,
Farwerk, Fasel, Fauke, Faust, Faustin, Faut, Fauth, Feck,
Fedeler, Fei, Feldhaus, Feltkamp, Feltrup, Fennejan, Fenner,
Fennijan, Fernandes, Ferreira, Feuser, Fey, Fiefhaus, Finkler,
Fischer, Flemann, Flermann, Flick, Fluck, Follkere, Fortkamp,
Fraga, Frankemöller, Frankenmöller, Fransener, Franz,
Franzen, Frauenhof, Fraun, Freid, Frent, Friedrich, Friorel,
Frisse, Fritzen, Fuchs, Füchter, Fuck, Funk.
G - Garcia,
Gehlert, Gehling, Gelbach, Gelscleuchter, Gerbers, Gerink,
Gertrud, Gesing, Gesser, Gils, Gilson, Gilz, Girot, Gleis,
Göbel, Goedert, Goldschmidt, Gomes, Gommes, Gonçalves,
Gorges, Grab, Greisch, Gröniger, Gröninger, Grossklos,
Grotius, Grüll, Gustav.
H - Haag, Haas,
Hach, Hack, Hak, Hakenbrok, Hammerstein, Hammes, Hang, Hank,
Hansen, Haring, Harrig, Hartmann, Haselkamp, Haske, Haskel,
Hass, Hause, Haverkamp, Haverott, Heckmann, Heerd, Heerdt,
Hehn, Heiing, Heimans, Heindrichs, Heinr, Heinrich, Heinzen,
Heiterscheid, Hellmann, Helmer, Helmert, Heming, Hemker, Hemmer,
Hemsing, Henders, Hendricks, Henke, Henkel, Henkes, Hensen,
Herder, Herichs, Hericks, Hering, Heringhof, Hermann, Hermeling,
Hermes, Hersing, Hesmann, Hessmann, Hillesheim, Hillmann,
Hilz, Hinkel, Hobold, Hoeper, Höfehen, Höffgen,
Höfgen, Hogelucht, Hollekamp, Hölscher, Holthausen,
Holtkamp, Homem, Höper, Höpers, Höping, Hopmann,
Hörmann, Horstmann, Hortmann, Hues, Huhn, Hülsbeck,
Hülse, Hunke, Hüntemann, Hus, Hüscheler, Huss,
Hutz.
I - Ibers, Ignatio,
Iwers.
J - Jaams, Jacobi,
Jacobs, Janning, Jasper, Jenk, Jensen, Jesus, Joaquina, Jochem,
Jochems, Jochum, Johann, Jönke, Jost, Jummes, Junk, Junke,
Junker, Junklos, Juste, Juttel.
K - Kaal, Kail,
Kaiser, Kalbus, Kalbusch, Kalkmann, Kammes, Kämper, Kamps,
Käp, Kappes, Kare, Kase, Kästring, Kauling, Kaus,
Kehlbach, Kehrig, Kelle, Keller, Kemmer, Kempers, Kempner,
Kerkhof, Kerkhoff, Kestering, Kestermann, Kestring, Kilbus,
Kirch, Kirchner, Klären, Kläsen, Kleestadt, Klein,
Kleis, Klesius, Klettenberg, Klink, Klos, Klote, Kloten, Klump,
Klüppel, Knabben, Kniesz, Kniss, Knöpker, Knüpp,
Koch, Kock, Koep, Kogelschott, Koggenschott, Kohl, Kohnen,
Kollmann, König, Konnz, Konz, Korb, Kortland, Korttland,
Kösters, Köstrings, Kötte, Kötters, Krämer,
Kramms, Krampeaux, Krap, Kraus, Kreisch, Kremer, Krieger,
Krin, Kröger, Kropp, Krüll, Krux, Kuhlenkötter,
Kühlkamp, Kuhnen, Kunz, Künzler, Küpers, Küppers,
Kuver.
L - Lageling,
Lander, Landmann, Landwehr, Lanfer, Lang, Lange, Längeling,
Lanz, Lauen, Laukamp, Lauksen, Laux, Lauxen, Lehmkuhl, Leisch,
Leising, Leisner, Lembeck, Lemsing, Lenfeld, Lenfers, Lengeling,
Lensing, Lenz, Lerve, Leusch, Leve, Liebmann, Lieser, Lima,
Lindemann, Link, Lisa, Lisboa, Loch, Löchte, Locks, Loffi,
Loffy, Lofi, Lofy, Lohaus, Lohauss, Lorich, Lorweg, Lucas,
Luchtenberg, Lückmann, Ludwig, Lukas, Lumbe, Lütkenschöttelkotte,
Lüttkeschöttelkotte, Lüttleschöttelkotte.
M - Maag, Machado,
Macke, Madeira, Mafra, Maifels, Majeres, Mandel, Mangerich,
Manzlinger, Marks, Martendahl, Martendal, Martim, Martin,
Martini, Martins, Marx, Mattos, Maurer, May, Mayer, Mederes,
Meenz, Mehler, Meier, Meiering, Meinigmann, Meinschein, Meis,
Meisen, Mello, Menke, Menschein, Menz, Menziar, Mergen, Mersch,
Merte, Merten, Mes, Metkers, Metseher, Mettger, Mettker, Metzker,
Meurer, Meyer, Michels, Micklenbeck, Middendorf, Mielke, Milcher,
Millen, Miller, Ming, Miranda, Mittendorf, Modemann, Molitor,
Moll, Möller, Möllers, Mönnighof, Mönninghof,
Mönster, Mordemann, Morremann, Morsch, Mosel, Mosmann,
Müller, Mumm, Münster.
N - Nack, Nacke,
Nau, Naus, Neckel, Neef, Nei, Neves, Nichtern, Nick, Niehaus,
Niehues, Nienhaus, Nienkötter, Nik, Nolden, Nolten, Nüchtern,
Nunnes, Nürnberg.
O - Oderdenge,
Odermann, Oelering, Oelschläger, Oening, Offermann, Oibbers,
Olbers, Olberto, Olinger, Oliveira, Ostendorf, Ostkotte, Otermann,
Overkamp.
P - Padilia,
Paff, Palmann, Parzen, Passig, Passos, Pau, Pauli, Paulin,
Paulus, Pennekamp, Pepler, Perard, Pereira, Pertel, Peters,
Petri, Philippi, Philippine, Pier, Pinc, Pirkmann, Pitaagari,
Pliet, Plietker, Plister, Plisterhof, Plit, Plitker, Plümacher,
Plümer, Poi, Pole, Polle, Pollen, Ponn, Pöpper,
Pöpping, Pöring, Porzen, Pothof, Pottmeier, Preis,
Prim, Pritz, Probst, Protzmann, Punn, Puttinger. Q
- Quante.
R - Rade, Rammes,
Ramschütz, Raum, Raums, Rawes, Rech, Recker, Reckert,
Redegeld, Rees, Rehring, Reichersdorfer, Reichert, Reidegeld,
Reidegelt, Reinhold, Reiter, Reitz, Remonta, Renger, Rengers,
Rensing, Rering, Resthoff, Reuter, Richal, Richards, Richarts,
Richter, Richters, Rickemann, Ricken, Ricker, Rickert, Rieger,
Rieken, Ring, Rocha, Rodakowska, Rodakowski, Roden, Rödig,
Röding, Rodius, Rohling, Röhrig, Röhris, Röker,
Römering, Röris, Rosa, Rosche, Rose, Roskenbäumer,
Roters, Rötger, Roth, Röttgen, Röttgers, Röttges,
Rotz, Rude, Ruschart, Rushar.
S - Salm, Samberg,
Samson, Samson, Sandmann, Santos, Sardenge, Schaaf, Schabbach,
Schabs, Schade, Schadecke, Schaf, Schäfer, Schäfers,
Schäper, Schäpers, Scharf, Scheid, Scheier, Schepers,
Scherer, Schewing, Schiff, Schirmer, Schlademann, Schlatmann,
Schleitker, Schlickmann, Schlop, Schlotmann, Schmett, Schmidt,
Schmitt, Schmitter, Schmitz, Schmöller, Schneider, Schotten,
Schreiber, Schreier, Schroeder, Schroers, Schuch, Schücker,
Schuh, Schulten, Schülter, Schülting, Schulz, Schürhaus,
Schürhauss, Schürhof, Schürhoff, Schürhues,
Schürmann, Schütte, Schütz, Schwahn, Schwemlein,
Schwemmlein, Schwenlein, Schwering, Schwinde, Schwinden, Schwinkert,
Sebold, Seburg, Sehnem, Sehnen, Selbach, Selker, Sellhorst,
Sengenhorst, Senger, Sens, Serve, Seubert, Severina, Sibbing,
Sicking, Siekmann, Sievers, Silva, Simonis, Smett, Soares,
Sommer, Sondermann, Söthe, Souza, Speck, Specking, Speckmann,
Sperfeld, Sperrfeld, Spickenagel, Spindula, Splitterhoff,
Stamm, Stange, Steffens, Stein, Steinbach, Steiner, Steinhaus,
Steiniss, Steinweg, Stening, Stephans, Stölben, Stölkenbäumer,
Stölpe, Stölpen, Streng, Stuhldreier, Stülp,
Stüpp, Summen, Sunnen.
T - Taskes,
Taufenbach, Teben, Telker, Tembruckhaus, Temmes, Ten, Tenfenne,
Terbeck, Terbrack, Terbracke, Terbrak, Terdenge, Terdenke,
Terker, Terlau, Tervot, Terwegs, Terwort, Teuvel, Thaskes,
Theis, Theisen, Theisens, Theisius, Theiskes, Themann, Themms,
Theodor, Thesing, Thiel, Thielen, Thies, Thiesen, Thomann,
Tickes, Tiebern, Tiehl, Tietz, Tilge, Tilges, Timpe, Timpke,
Todeschini, Tombeil, Torming, Treist, Treitz, Trente, Tresch,
Tromm, Turnes, Tussing.
U - Üdemann,
Uedemann, Ueding, Uesler, Uessel, Ulinger, Ulrich, Ürmeny.
V - Vaal, van
Bömmel, van der Linde, van Dresen, van Mechelen, van
Overn, van Weser, Vandendris, Vandres, Vasswinkel, Vazel,
Veding, Veltkamp, Veltrup, Vennaneiro, Venne, Vennemann, Verão,
Verbecke, Verbeke, Verbeken, Vermeling, Vernaivern, Vieira,
Voges, Völker, Vollkere, Vornoven, Voss, Vosswinkel.
W - Wagner,
Waltrich, Warenbrügge, Warmeling, Wassing, Waterkämper,
Weber, Weck, Wegener, Weikamp, Weil, Weiland, Weiler, Weimann,
Weirich, Weis, Weiss, Wellmann, Wendholt, Wenker, Wenkers,
Wensing, Wenz, Werling, Werschmann, Wersdörfer, Wesseler,
Wessler, Wessling, Westenberg, Westerkott, Westrup, Wieland,
Wiemer, Wigger, Wiggers, Wilbert, Wild, Wilhelm, Wilhelmine,
Willand, Willemann, Willmer, Winkler, Winter, Wirp, Wirtger,
Wirthger, Wisselmann, Wissing, Witland, Witscher, Wolf, Wollscheid,
Woltering, Wolters.
Z - Zaum, Zimmer,
Zimmermann.
___________________________________________________________
SUMÁRIO DO LIVRO
A FORMAÇÃO DA COLÔNIA ALEMÃ TERESÓPOLIS
E A ATUAÇÃO DA IGREJA CATÓLICA (1860
- 1910)
Apresentação..................................................................................................... |
11 |
Introdução........................................................................................................... |
13 |
CAPÍTULO I - O DISCURSO POLÍTICO X IMIGRAÇÃO:
A CONSTRUÇÃO DE UMA NOVA ORDEM SOCIAL |
19 |
1.1 Breve caracterização da imigração
alemã para o Brasil...................................... |
19 |
1.2
A imigração e a conjuntura político-econômica
brasileira.................................... |
21 |
1.3
Duas políticas de imigração no Império
Brasileiro.............................................. |
32 |
CAPÍTULO II - A CONSTRUÇÃO SOCIAL
DA REALIDADE IMIGRATÓRIA: MEMÓRIA E IDENTIDADE |
39 |
2.1
Fundação da Colônia Teresópolis.................................................................... |
39 |
2.2
Atuação da Igreja Católica na Colônia
Teresópolis............................................. |
56 |
2.3
O Movimento do Kulturkampf na Alemanha....................................................... |
64 |
CAPÍTULO III - O PROCESSO DE ROMANIZAÇÃO
E OS FRANCISCANOS:
A LEGITIMAÇÃO DO MUNDO SOCIAL PELA RELIGIÃO |
67 |
3.1
A relação da Igreja Católica com
o Estado no Brasil......................................... |
67 |
3.2
O Processo Católico de Romanização
e os Franciscanos................................. |
73 |
3.3
Dificuldades na evangelização e transgressões
dos preceitos religiosos pelos imigrantes.......................................................................................................... |
96 |
CONSIDERAÇÕES
FINAIS................................................................................. |
107 |
FONTES............................................................................................................
|
108 |
Instituições
Colsultadas......................................................................................
|
108 |
Periódicos,
Relatórios e Legislação......................................................................
|
108 |
Fontes
Bibliográficas...........................................................................................
|
111 |
Bibliografia.........................................................................................................
|
112 |
ANEXOS............................................................................................................
|
121 |
Anexo 1 - Relação de comunidades filiadas
e/ou constituídas na Paróquia Santa Teresa,
de Teresópolis, confiadas aos pioneiros franciscanos,
no período de 1891à 1900..................................................................................................................
|
122 |
Anexo 2 - Elenco dos Frades da Província Franciscana
de Santa Cruz, da Saxônia, na Alemanha, que chegaram
em Teresópolis em busca de "clima conveniente"
e que resultou na restauração das duas
antigas Províncias luso-brasileiras: Imaculada
Conceição e Santo Antônio..................................................................................
|
123 |
Anexo 3 - Elenco dos padres que trabalharam na Paróquia
Santa Teresa em Teresópolis, no período
de 1862 - 1942.................................................................
|
124 |
Annexo 4 - Elenco dos Sacerdotes e Religiosos nascidos
na Paróquia de Santo Amaro (Águas Mornas
e Santo Amaro da Imperatriz)..............................................
|
125 |
Anexo 5 - Elenco das Irmãs Religiosas nascidas
na Paróquia de Santo Amaro (Águas Mornas
e Santo Amaro da Imperatriz)........................................................
|
126 |
Anexo 6 - Relação de Batismos realizados
na Paróquia de Teresópolis no período
de 1862 a 1876........................................................................................................
|
128 |
Anexo 7 - Arquivo fotográfico referente a alguns
aspectos históricos-religiosos da Colônia
Teresópolis.............................................................................................
|
195 |
___________________________________________________________
APRESENTAÇÃO
Ao
pensarmos nas colônias alemãs de Santa
Catarina, rapidamente nos vem a mente Blumenau, Joinville
e Brusque. As demais que foram fundadas, anteriormente
ou durante o mesmo período, podem ser classificadas
como colônias esquecidas da história
de Santa Catarina. As suas histórias não
foram contadas em livros, pinturas, periódicos
e propagandas. Essas colônias não se
inseriam no modelo das que passavam a imagem de sucesso.
Curiosamente, mesmo os historiadores de movimentos
migratórios tendiam a ignorar os alemães
que se instalaram nestas colônias consideradas
periféricas, ou menos importantes. No século
XX, quando apareceram as histórias gerais sobre
imigração alemã no Brasil e em
Santa Catarina, os pesquisadores começaram
a olhar inicialmente para as cidades onde as populações
de imigrantes eram numerosas, ou para as zonas rurais
mais prósperas. Apesar de louváveis
exceções, a maioria dos historiadores
preferia estudar as colônias onde os imigrantes,
os seus lideres, e as fontes históricas estavam
concentradas em maior quantidade.
A
presente obra de Toni Vidal Jochem, sob o título
"A formação da colônia alemã
Teresópolis e a atuação da Igreja
Católica", quebra este rótulo de
colônias periféricas, e nos mostra que
estas colônias têm uma história
rica e muito importante para entendermos o processo
imigratório do Estado de Santa Catarina e do
Brasil. O autor nos leva a uma viagem ao século
XIX onde, gradativamente, somos levados aos primórdios
da colonização alemã em Santa
Catarina. Apresentada, inicialmente, como dissertação
de Mestrado em História na Universidade Federal
de Santa Catarina e defendida com louvor, agora ela
vem a público em forma de livro.
Os
dois anos de convívio durante o curso, as discussões
no Laboratório de Imigração e
Migração e, principalmente, o período
de elaboração da dissertação,
foram muito instigantes, tanto para mim como orientadora,
como para o Toni. Era o trabalho conjunto de dois
pesquisadores, pois é desta forma que sempre
vi esta relação. Acredito que aprendemos
juntos muitos aspectos até então desconhecidos
da história de Santa Catarina.
O
percurso traçado pelo autor em seu livro conduz
o leitor a uma história diferente, cheia de
cotidianidade. Tentar compreender a história
do imigrante alemão, recuperar seus passos
até a sua instalação na colônia
Teresópolis, fizeram parte das preocupações
do autor em todo o momento, mesmo que o seu principal
enfoque tenha sido a análise da atuação
da igreja católica, em seus aspectos formais
e informais, a inserção dos padres na
comunidade e o cotidiano destas relações
nem sempre cordiais.
Ao
seguirmos os passos dos capítulos somos conduzidos
pelo autor para dentro da história da colônia
Teresópolis. O texto articulado, bem substanciado
com fontes inéditas e trabalhado com muito
esmero, perpassa toda a obra.
No
primeiro capítulo o autor aborda o discurso
político versus imigração questionando
se houve a construção de uma nova ordem
e como ela aconteceu. Já no segundo capitulo,
sobre a construção social da realidade
imigratória, somos levados para dentro da Colônia
Teresópolis e como acontece a assistência
religiosa dispensada aos imigrantes.
No
terceiro capítulo, que tem como tema principal
a legitimação do mundo social pela religião,
aparece com muita força a atuação
dos padres franciscanos em Teresópolis e a
sua expansão para outras regiões. O
autor aborda com propriedade a influencia da religião
e a sua importância na visão e construção
de mundo destes imigrantes.
Outro
destaque da obra de Toni Vidal Jochem é o conjunto
de anexos inseridos na obra. Grande parte deles são
inéditos e foram montados, muitas vezes, como
verdadeiros quebra-cabeças, a partir da coleta
de fontes que se encontravam dispersas. O autor, num
trabalho de um verdadeiro garimpeiro, foi em busca
destas fontes nos mais diferentes arquivos do Estado
e do Brasil. Estes anexos, assim como os demais capítulos
da obra, servirão de fontes para outras obras
do autor e de outros pesquisadores.
Muito
mais poderia ser dito sobre a presente obra assim
como sobre o autor, que já é conhecido
por grande parte do público leitor, por suas
obras sobre o tema da Imigração Alemã
em Santa Catarina, mas deixarei isso para a apreciação
dos leitores. A obra com certeza se transformará
em leitura obrigatória para todos aqueles que
pretendem se aprofundar sobre Imigração
Alemã no Brasil e para aqueles que pretendem
conhecer a história da colônia Teresópolis,
no Estado de Santa Catarina desde os seus primórdios
até o início do século XX.
Desejo
a todos uma boa leitura e que sintam o mesmo prazer
de viajar através do tempo, como eu senti ao
orientar este trabalho. Para encerrar, gostaria de
lembrar que a História do Estado de Santa Catarina
é uma das mais ricas do Brasil exatamente pelas
suas múltiplas identidades, e que isto deve
ser realçado sempre e não ocultado como
já tentaram fazer no passado.
Eunice
Sueli Nodari
Professora Doutora do
Departamento de História da UFSC |
___________________________________________________________
ORELHA
DO LIVRO
O
presente texto de Toni Vidal Jochem, originalmente fruto
da pesquisa que resultou na sua dissertação
de mestrado em história, é dado ao público
como mais uma faceta desta rica história da imigração
alemã na região próxima a Ilha
de Santa Catarina. Trata-se de uma obra que problematiza
indissociabilidade entre a colonização
da região e o papel exercido nesse processo pela
igreja católica, sobretudo através da
atuação do Pe. Guilherme Roer, Pe. Francisco
Topp e pelos franciscanos - Ordem dos Frades Menores,
no período de 1860 a 1910. A colônia Teresópolis,
fundada em 1860, teve uma marca muito clara da igreja,
que atuou pari passu no dia a dia dos colonos
imigrantes. Neste acompanhamento ao colono, imprime
uma cosmovisão, uma maneira de viver, que normatiza
em grande medida, a vida da colônia. São
estes aspectos, esta riqueza histórica que vem
a luz com a presente obra de Toni Vidal Jochem. Estudioso
da imigração alemã na região
da grande Florianópolis, Toni empreende uma exaustiva
busca em arquivos, realizando efetivamente um trabalho
de investigação histórica. O texto,
portanto, é fruto de pesquisa em fontes até
então desconhecidas em grande parte. São
trabalhos como este que enriquecem a historiografia
em torno da temática relativa a imigração
alemã em Santa Catarina. Longe de ser um tema
esgotado, a pesquisa em fontes ainda não trabalhadas
permitem a elaboração de um conhecimento
novo. Neste sentido, a obra de Toni Vidal Jochem é
mais uma importante contribuição.
Prof.
Dr. João Klug
Depto. de História UFSC |
|
___________________________________________________________
RESUMO
Este
trabalho aborda aspectos da imigração alemã
para o Brasil, as articulações que antecederam
e fundamentaram a fundação da Colônia
Teresópolis e, nela, a atuação da Igreja
Católica. Outrossim, ressalta os desafios institucionais
da consolidação do processo católico
de romanização, num recorte cronológico
que compreende o período de 1860 a 1910. Nesse contexto
imigratório tornam-se salientes certos aspectos da
atuação da Igreja, consubstanciados na ação
pastoral desenvolvida pelos padres Guilherme Roer, Francisco
Topp e pelos franciscanos, através da assistência
religiosa aos imigrantes alemães instalados na colônia
Teresópolis e imediações.
PALAVRAS-CHAVE: Imigração Alemã;
Teresópolis; História da Igreja; Franciscanismo;
Religiosidade.
___________________________________________________________
INTRODUÇÃO
O
binômio escravidão e imigração
marcou o Brasil em seus aspectos sócio-econômicos,
principalmente a partir do século XIX. Apesar da forte
oposição dos latifundiários brasileiros,
o trabalho escravo dava sinal de enfraquecimento diante do
recrudescimento da política internacional em prol do
trabalho livre.
Por
outro lado, havia a necessidade do deslocamento de grandes
contingentes humanos na Europa, inclusive na Confederação
dos Estados Alemães, onde a maioria, depois de tomada
a decisão de emigrar, optava pelos Estados Unidos da
América do Norte como destino. Eram as conseqüências
das transformações que se operaram na economia
mundial em decorrência da Revolução Industrial,
entre outros aspectos. No Brasil estas transformações
exigiram mudanças no "estatuto colonial"
vigente(1) e postulavam, entre outros aspectos, a transição
do trabalho escravo para o livre, da monocultura para policultura,
do latifúndio para o minifúndio.
Nesse
processo de transição, os procedimentos de liquidação
do "estatuto colonial" deram lugar à emigração
estrangeira, para a qual, procurando atraí-la, o Brasil
formulou leis a partir de 1808. Como o tráfico de escravos
passou a ser severamente reprimido a partir de 1850, criando
dificuldades para os latifundiários que necessitavam
de braços para a lavoura, a imigração
surgiu como solução. A partir de então,
as experiências de imigração e colonização
multiplicaram-se, embora sua demanda fosse insuficiente para
substituir numericamente o braço escravo. Dessa necessidade
consolidaram-se duas políticas imigratórias:
uma voltada para suprir a mão-de-obra dos latifundiários
e outra para a fixação de colonos, mediante
a concessão de pequena propriedade rural. A primeira,
coordenada pelos fazendeiros, embora com apoio governamental;
a segunda, promovida pelo Governo Imperial.
No
entanto, o conflito de interesses entre os grandes latifundiários
e o governo brasileiro não convenceu a as autoridades
alemãs a recomendar o Brasil como destino de significativas
correntes migratórias, nem a opinião pública
a escolhê-lo como tal. A Confederação
dos Estados Alemães, por sua vez, desejou condicionar
o fluxo de emigrantes para o sul do Brasil e região
do Prata a benefícios econômicos. Mas, em face
aos desmandos políticos e da situação
decorrente do sistema escravocrata e latifundiário,
alguns Estados Alemães chegaram a não só
desaconselhar a vinda de imigrantes, mas também a proibir
a atividade de seus agenciadores para o Brasil.
O
sistema de colonização pela cessão de
pequenas propriedades em terras devolutas e a substituição
do trabalho escravo pelo livre nos latifúndios cafeeiros
foram os principais instrumentos da política imigratória.
Ele, entre outros aspectos, objetivava o povoamento de territórios
onde havia vazios demográficos e o assentamento de
trabalhadores brancos, considerados eficientes e capazes,
procurando implantar no Brasil uma economia "moderna".
"A colonização visava instalar no país
agricultores livres e europeus, portanto brancos, (...) em
áreas não-ocupadas pela grande propriedade,
num processo controlado pelo Estado"(2).
É
também importante salientar que, entre outros objetivos
da política de colonização, estava o
desejo de compor uma classe média rural integrada por
imigrantes europeus locados em pequenas propriedades, pois
se acreditava que,como agricultores independentes, promoveriam
eqüidade, justiça, e bem estar social(3). A grande
lavoura, nesta acepção, cederia lugar à
pequena propriedade.
Neste
contexto, os alemães eram considerados bons agricultores,
portanto ideais para povoar vazios demográficos no
regime da pequena propriedade rural. Em Santa Catarina essa
política imperial resultou na fundação
de diversas colônias, entre elas Teresópolis,
hoje integrada aos municípios de Águas Mornas
e São Bonifácio, na grande Florianópolis,
objeto de estudo da presente dissertação. Nosso
recorte cronológico compreende o período de
1860 a 1910, entre a fundação da colônia
e o final das atividades pastorais desenvolvidas pelos franciscanos.
Em 1889, a queda do Império brasileiro e a conseqüente
separação entre Igreja e Estado favoreceram,
sobremaneira, o processo de romanização(4) da
vida religiosa. Por solicitação da Santa Sé,
os franciscanos alemães decidiram vir ao Brasil, para
reforçar o processo de implantação do
catolicismo romanizado e restaurar a vida franciscana, ainda
que, para isto, fizessem uso de outro pretexto: a catequização
dos indígenas. Aconselhados pelos jesuítas,
iniciaram sua missão por Santa Catarina, onde o clima
ameno e a colonização alemã lhes dariam
certo apoio efetivo. Outra conveniência de aqui se estabelecerem
era a o fato de ficarem separados geograficamente dos frades
remanescentes das províncias franciscanas de Santo
Antônio e Imaculada Conceição, considerados
"irrecuperáveis" diante das exigências
postuladas pela romanização católica,
que estava sendo implantada sob as coordenadas da Santa Sé.
Desta forma, os franciscanos alemães encontraram em
Teresópolis condições favoráveis
para iniciar o processo de restauração da vida
franciscana no Brasil nos moldes do catolicismo romanizado.
Os conventos franciscanos multiplicaram-se numericamente a
partir de Teresópolis: Lages e Blumenau, a partir de
1892; Rodeio, a partir de 1894; Petrópolis, a partir
de 1896; Curitiba, a partir de 1898; Santo Amaro da Imperatriz,
a partir de 1900.
Entre
os aspectos históricos que envolveram a fundação
da Colônia Teresópolis, pretende-se salientar
assistência religiosa dada a ela, enquanto manifestação
cultural(5), protagonizada pela atuação dos
Padres Guilherme Roer, Francisco Topp e pelos Franciscanos.
Alguns
aspectos teóricos da pesquisa tiveram como referência
a contribuição de Berger e Luckmann(6) - para
quem toda sociedade humana é um empreendimento de construção
do mundo, sendo ela mesma um produto humano e o homem um produto
da sociedade. Este mundo construído compõem-se
de uma ordem significativa - nomos - e seu oposto - anomia(7).
Aquele termo representa a ordenação de sentidos
resultante da socialização, enquanto este traz
implícito a ausência de sentido, o perigo, o
medo do caos. É contra o medo do caos e a ausência
de sentido que a socialização age na tentativa
de perenizar a realidade socialmente construída. Neste
contexto, a religião, historicamente construída,
atua como poderosa força no processo de nomização,
devido ao seu poder de legitimação(8). "A
religião legitima de modo tão eficaz, porque
relaciona com a realidade suprema as precárias construções
da realidade erguidas pelas sociedade empíricas"(9).
A
religião legitima as instituições infundindo-lhes
um status ontológico de validade suprema, isto é,
situando-as num quadro sagrado e cósmico, porque o
sagrado tem uma categoria oposta ao caos. "O cosmos sagrado
emerge do caos e continua a enfrentá-lo como seu terrível
contrário"(10). Devido a sua capacidade de ocultar
a realidade socialmente construída, à sua ação
legitimadora da ordem social, ao seu caráter de verdade
única e perene, a religião se estabelece enquanto
"base" para o funcionamento e manutenção
do nomos habitável.
Ao
propor o estudo do processo de formação da Colônia
Alemã Teresópolis associada à atuação
da igreja católica, no período de 1860 a 1910,
teve-se por objetivo, além de evidenciar a política
de imigração e colonização do
Governo Imperial frente à desestruturação
do trabalho escravo, descortinar os aspectos fundamentais
que determinaram a fundação da Colônia
e a atuação da religião católica
no contexto imigratório regional. Como a realidade
é, segundo Berger, socialmente definida(11), objetivamos
evidenciar a atuação da igreja católica,
portadora do catolicismo romanizado, bem como a função
social exercida pela religião enquanto elemento que
confere sentido à realidade, materializada na atuação
da igreja e, as vezes, nas transgressões de seus ensinamentos.
Outro aspecto a salientar é sua ação
enquanto poder disciplinar que penetrava no cotidiano dos
imigrantes.
Aponta-se
como peculiar na pesquisa a proposta de se evidenciar a atuação
da Igreja Católica na Colônia Teresópolis
frente aos problemas e limitações decorrentes
da imigração, bem como sua importância
no "reinício" da vida dos imigrantes no "novo
mundo". A presença religiosa e as ações
dela decorrentes constituiu-se na principal fonte de poder,
influenciando e decidindo questões relacionadas à
política, economia, educação, lazer e
religiosidade, além de também em outros segmentos
sociais de manifestação individual e/ou coletiva.
Para
se alcançar os objetivos propostos, teve-se que trabalhar
arduamente na reunião das fontes, considerando-se sua
dispersão. Nesta busca, constatou-se que considerável
documentação primária sobre a Paróquia
de Teresópolis foi, sem qualquer critério, destruída(12).
Aliado a isso o Livro de Tombo da paróquia de Teresópolis
abrange somente o período de 1895 a 1940, deixando
sem registros as atividades paroquiais desenvolvidas antes
daquele período, além de também não
ter sido localizado um "Livro de Registro"(13) paroquial,
referido no Livro de Tombo.
Não
obstante, o acervo do arquivo da direção da
colônia, apesar das limitações apresentadas
abaixo, também não foi encontrado integralmente.
No
arquivo da direção encontram-se cinco
livros, todos abertos, rubricados e encerrados pelo
delegado do diretor da repartição das
terras públicas, os quais são destinados
à escrituração da colônia
da seguinte maneira: um para a matrícula dos
colonos, outro para o lançamento do débito
de cada um deles, um terceiro para o registro dos prazos
coloniais, o outro para o lançamento da entrada
e saída dos gêneros e, finalmente, o quinto
para o registro da produção.(14) |
Esse
acervo significaria valioso material histórico-bibliográfico.
Mas há limitações: "a escrituração
de nenhum dos livros está em dia, sendo que nos dois
últimos nada há escrito"(15), disse o Presidente
da Província, Pedro Leitão da Cunha, em 1863.
Devido
às exigências do tema proposto, o trabalho pautou-se,
sobretudo, em fontes oficiais, encontradas em grande parte
no Arquivo Público do Estado de Santa Catarina, em
Florianópolis, e no Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro.
Trata-se de Relatórios do Presidente da Província,
Relatórios do Ministério do Império,
Relatórios do Ministério da Agricultura, Relatórios
do Diretor da Colônia Teresópolis, Ofícios,
Requerimentos, Leis, Decretos e Jornais da época foram
as principais fontes pesquisadas. Por outro lado, é
flagrante a limitação da historiografia existente
sobre Teresópolis e, dada a qualidade das fontes encontradas,
optou-se por dedicar especial atenção na elaboração
de seus aspectos históricos através do processo
de formação da colônia. Muito ainda está
por ser pesquisado e escrito sobre a Colônia Teresópolis.
Este
trabalho está organizado em três capítulos.
O primeiro capítulo, intitulado O Discurso Político
X Imigração: A Construção de uma
Nova Ordem Social, dedica-se a explorar o processo envolvendo
a Imigração Alemã para o Brasil, a conjuntura
político-econômica que a viabilizaram através
de políticas públicas que sustentaram a lavoura
cafeeira em São Paulo, voltada ao mercado externo,
e pelo processo de colonização no sul do país
voltado a pequena propriedade e ao crescimento do mercado
interno.
O
segundo, A Construção Social da Realidade Imigratória:
Memória e Identidade, aborda a formação
da Colônia Teresópolis como conseqüência
da política de colonização voltada à
pequena propriedade implantada pelo Governo Imperial, no século
XIX. Ao ser abordada a atuação da igreja católica
e a assistência religiosa dispensada aos imigrantes
através da liderança do Pe. Guilherme Roer,
foram pontuados alguns aspectos do Kulturkampf, enquanto movimento
que provocou a restauração católica na
Alemanha, de onde partiram os missionários para atuar
na colônia Teresópolis e região.
No
terceiro capítulo, O Processo de Romanização
e os Franciscanos: a legitimação do mundo social
pela religião, são mostrados alguns aspectos
da relação da Igreja Católica com o Estado
no Brasil, o processo de romanização e, nele,
é destacada a atuação dos frades franciscanos
alemães. A atuação dos franciscanos na
Paróquia de Teresópolis, após sua ampliação
para outras regiões, resultou na restauração
da vida franciscana no Brasil, dando maior consistência
ao processo de implantação e consolidação
do catolicismo romanizado, em detrimento do catolicismo popular.
Neste capítulo aborda-se também a influência
da religião no cotidiano dos colonos e sua importância
na construção do mundo dos imigrantes, evidenciando
as dificuldades na evangelização e algumas transgressões
dos preceitos religiosos pelos Imigrantes.
NOTAS
DE FIM
(1)
COSTA, Emília Viotti da. Da Senzala à
Colônia. São Paulo: Difusão Européia
do Livro, 1966, p. 11.
(2)
SEYFERTH, Giralda. "A Colonização Alemã
no Brasil: Etnicidade e Conflito". In: FAUSTO, Boris(Org.).
Fazer a América. São Paulo:
Editora da Universidade de São Paulo, 1999, p. 279.
(3)
Revista A Imigração, n. 56, abril de 1889, apud,
HALL Michael M. "Reformadores de classe média
no império Brasileiro: A Sociedade Central de Imigração".
Revista de História. São Paulo,
n. 105, pp. 147-171.
(4) Processo de romanização refere-se à
implantação de um novo modelo de pastoral, caracterizando-se
pela prática sacramental, por uma saliente centralização
do poder na figura do Papa e por uma pastoral oriunda da teologia
tridentina.
(5) Cultura, aqui, é entendida segundo a definição
dada por Peter Berger como consistindo "na totalidade
dos produtos do homem". BERGER, Peter. O Dossel
Sagrado - Elementos para uma Teoria Sociológica da
Religião. São Paulo: Ed. Paulinas,
1985, p. 19.
(6)
BERGER, Peter Ludwig. Op. cit., pp. 15-64; BERGER, Peter Ludwig
& LUCKMANN, Thomas. A Construção
Social da Realidade. 19a edição, Petrópolis:
Vozes, 2000.
(7)
BERGER, Peter. Op. cit., p. 32ss.
(8)
Ibid., p. 48.
(9)
Ibid.., p. 45.
(10)
Ibid., pp. 39-40.
(11)
BERGER, Peter & LUCKMANN, Thomas. Op. cit., p. 157.
(12)
Um dos vigários de Santo Amaro da Imperatriz, de cuja
paróquia Teresópolis passou a integrar, "não
avaliando o valor histórico dos livros manuscritos
que abarrotavam os armários[da sacristia], ordenou
que se fizesse uma fogueira dos livros em alemão. Mais
compreensíveis foram os fiéis que salvaram algo,
enchendo sacos de livros, levando uns para casa e mandando
outros para amigos. Quando assumi a direção
da capela, diz Frei Raul[Bunn], pedi que devolvessem os livros
e manuscritos. Consegui algo de valor. O Livro de Tombo da
igreja estava em São Bonifácio, assim como o
primeiro livro de batizados". DALL´ALBA, João
Leonir. O Vale do Braço do Norte.
Orleans: Edição do Autor, 1973, p. 35.
(13)
Livro de Tombo da Paróquia de Teresópolis(1895-1940),
p. 36v.
(14)
SANTA CATARINA, Governo Provincial. Relatório apresentado
ao vice-presidente da Província de Santa Catarina,
Francisco José de Oliveira, pelo seu presidente Pedro
Leitão da Cunha, em 19 de dezembro de 1863. Desterro:
Tipografia de J. A. do Livramento, 1863, pp. 24-5.
(15)
Ibid., p. 25.
___________________________________________________________
A FORMAÇÃO DA COLÔNIA
ALEMÃ TERESÓPOLIS E A
ATUAÇÃO DA IGREJA CATÓLICA (1860
- 1910) |
DESCRIÇÃO
DO LIVRO:
Autor: Toni Vidal Jochem
Editora: Edição do Autor
Data de Lançamento: 28 de setembro
de 2002 - São Pedro de Alcântara
|
20
de outubro de 2002 - Teresópolis |
|
03
de novembro de 2002 - Florianópolis |
|
04
maio de 2003 - Florianópolis |
|
25
de outubro de 2003 - Antônio Carlos |
Quantidade de Páginas: 208
Capa: Colorida
Miolo: Preto e Branco
Formato: 16cm x 23cm (fechado)
Valor: R$ 25,00 (mais a postagem)
Solicite o livro através do e-mail tonijochem@gmail.com
Favor informar o nome do(os) (livro(os) que deseja adquirir
Obs.: Não esqueça de enviar
seu endereço completo + CEP, além
do
fone/fax.
Forma de envio do Livro: Sedex a cobrar ou
reembolso postal via
correios (outras formas a combinar). |
|
|
|