Principal
Mapa do Site
AFAJO
Genealogia
Documentos
Biografias
Necrológios
Fotografias
Notícias
Graus de Parentesco
História do Sobrenome
Cartas Familiares
Presença JOCHEM
Os "Juchem" no RS
Corruptelas
Sobr. Vinculados
Pedro Jochem
Kommem
Farschweiler
Löffelscheidt
Atas
Informativos
I Encontro Nacional
II Encontro Nacional
III Encontro Nacional
Encontros Regionais
Memorial
Capelinha
Músicas
Brasões de Armas
Hino da Família
Relação de E-mails
Papéis de Parede
Receitas Culinárias
Orações da Família
Livro de Visitas
Relação de Links
Grupo de Discussão
Contato
A FAMÍLIA JOCHEM NO SUL CATARINENSE

 

Por Pedro JOCHEM
Braço do Norte-SC
Maria JOCHEM
Braço do Norte-SC


          A Família Jochem teve início no Vale do Braço do Norte por volta de 1890 com a chegada de Pedro Jochem, filho de João, neto de Peter Jochem. Em Braço do Norte se instalou na localidade de Corujas, hoje Rio Santo Antônio. A chegada foi muito difícil e o transporte feito de carro de boi. Para morarem foi construído um barraco de palha e ripas rachadas, amarradas com cipós e fibra de timbé.

          Pedro Jochem (¤24/05/1880†...../...../........) era casado com Ana Kniess Jochem (¤...../...../........) e teve 12 filhos. Mais tarde montou uma serraria tocada a água, na qual serrou quase toda a madeira que foi utilizada na construção da igreja matriz de Braço do Norte, cujas obras tiveram início em 1926 sob a coordenação do Pe. Jacó Luiz Nebel. Foi inaugurada em 1940.

          Seu irmão José Jochem chegou em 1909 e morou por 2 anos com Pedro. José Jochem(¤01/01/1885†09/09/1974) casou-se com Emília Michels(¤01/07/1888†28/01/1975) no dia 09 de setembro de 1911.

          Pedro e José eram bons carpinteiros; eram sócios. Os dois construíram para sua manutenção um engenho de cana de açúcar, farinha de mandioca e um alambique. Em 1932 ou talvez em 1933 Pedro vendeu sua parte nos engenhos para seu irmão José e mudou-se para a comunidade de Pinheral, em Braço do Norte, onde ficou pouco tempo. Depois migrou com toda a sua família para o Alto Vale do Itajaí. Levou a mudança em carros de bois.

          José teve 10 filhos, hoje apenas 3 vivos: Livino Jochem(¤08/11/1920) c/c Zita Heidemann Jochem (¤17/05/1926), Maria Jochem (¤13/02/1929) - solteira e José Jochem Filho(¤22/11/1926) c/c Marta Schmoeller (¤...../...../........)que mora em Presidente Getúlio-SC. Livino e Maria continuam morando no Vale do Braço do Norte. Maria mora na casa construída com a técnica enxaimel feita por seu pai José em Rio Santo Antônio. A família de José Jochem hoje no Vale do Braço do Norte é bastante numerosa; há descendentes em vários municípios da região sul catarinense. A família de Iria Jochem, filha de José mora em Joinville; as demais famílias continuam no Vale do Braço do Norte ou nos municípios vizinhos.

          As atividades dos descendentes de José são bastante diversificadas. A maioria vive na agricultura, mas temos também na família, proprietários de comércio e empresas. Temos vários descendentes trabalhando nas empresas da região; há várias professoras, dois padres. A família Jochem instalada na região sul catarinense é acentuadamente católica.

          A família Jochem hoje tem, na maioria de seus descendentes, uma situação econômica estável.

          No início a situação econômica de Pedro e José era muito delicada. Mas eles venceram pelo seu árduo trabalho. Seu pai João que veio, de Löffelscheidt, para auxiliar nos preparativos do casamento de José; voltando para casa adoeceu. Não pode vir para participar do casamento do filho José. João faleceu alguns dias depois.
          
          A família Jochem é bem vista por todos: pela sua fé, honestidade e credibilidade, herança deixada por José Jochem.
          
          História curiosa: eu, Pedro Jochem, filho de Valentim, neto de José, trabalhei na minha juventude com meu “fata” e sempre perguntava para ele sobre o avô dele: o imigrante Peter Jochem. Certa ocasião ele me disse que o imigrante Peter Jochem era um soldado alemão; que prestava serviço no exército e que a Alemanha passava por revoluções e guerras: uma profunda crise. Que Peter teve baixa no quartel imigrou para a América do Sul sem saber que era o Brasil sua nova pátria. Esta história a tia Maria também me confirmou em fevereiro de 2004. Bela história...

 

© Copyright Toni Vidal Jochem, 2004. Todos os direitos reservados.
toni@tonijochem.com.br