BRASÃO DE ARMAS

          A heráldica surgiu durante as Cruzadas e rapidamente se espalhou por toda a Europa, basicamente fora utilizada para identificar os soldados em batalhas campais já que os soldados não podiam ser reconhecidos apenas por suas armaduras e/ou elmos.

          Porém somente após o século XII começou a obedecer preceitos gerais no século XIII a heráldica tornou-se tão popular que passou a existir como uma ciência a parte, na verdade, a heráldica foi considerada como uma ciência e arte.

          Os brasões não eram dados ao acesso para cada pessoa, inicialmente tiveram suas origens em atos de coragem e bravura efetuados por grandes cavaleiros, tendo sido uma forma de homenagear os lutadores e suas famílias, posteriormente, como era um forte ícone de status passou a ser conferido a famílias nobres a fim de identificar o grau social da mesma, em resumo, somente os heróis ou a nobreza possuíam tal ícone o poderia transmitir a seus descendentes.

          A palavra brasão vem do alemão arcaico Brazen e significa "tocar trombetas", de fato, os arautos antes de lerem os decretos tocavam trombetas com bandeirolas blasonadas para chamara atenção dos passantes.

          Na idade média (476 - 1453), os heraldistas (heraldos) eram as pessoas que dirigiam os torneios e examinavam a qualidade dos cavaleiros que, por sua vez, usavam o brasão de armas no qual figuravam os símbolos de sua nobreza.

          Portanto, o brasão era, para os antigos da Idade Média, a insígnia, a bandeira da família e, como tal, honrado e transmitido de pai para filho.

          Na Inglaterra os heraldistas eram formados pelo Colégio de Armas (1484), já na Escócia pela Corte do Lord Lyon (1592).

          Através de pesquisas e auxílio de colaboradores conseguimos localizar dois escudos que foram utilizados por membros da família Jochem.

 

BRASÕES DE ARMAS ATRIBUÍDOS À FAMÍLIA JOCHEM

Relação de Brasões de Armas atribuídos ao sobrenome Jochem e/ou a seus derivados. É preciso desenvolver novas pesquisas no intuito de saber com exatidão, se os brasões abaixo relacionados, correspondem ou não à família Jochem, hoje estabelecida no Brasil.

 











Se você tiver conhecimento de um um ou mais Brasões de Armas atribuído à Família Jochem, e que não seja um dos aqui apresentados, favor entrar em contato conosco:

afajo@familiajochem.com.br

Nossas pesquisas históricas continuam...

 


 

© Copyright Toni Vidal Jochem, 2004. Todos os direitos reservados.
toni@tonijochem.com.br