NECROLÓGIO DE VALENTIN JOCKEN |
Sua atividade profissional transcorreu em toda a sua vida como agricultor e pecuarista, o qual teve a oportunidade de se inteirar e sofrer na própria carne, os inú meros problemas vividos pela classe, principalmente em épocas de chuva, que tornavam a maioria das estradas intransitáveis, contribuindo para sérios riscos de acidentes.
Natural do Rio Santo Antônio, município de Braço do Norte (SC), nasceu no dia 19 de outubro de 1914, na família formada pelo casal José Jocken e Emília Michels Jocken. Casou-se no dia 07 de setembro de 1935 com a Senhora Maria Brand Jocken, convivendo por mais de cinqüenta e nove anos de feliz matrimônio, tendo o casal os filhos: José, Pedro, Daniel, Albertina, Bernardina, Lídia, Ferena, Francisco, Mateus, Silvina, Salete, Norma, Lurdes, Marcos, Lucas, Natalino, João, Deiclésia e Paulo. Aos sete anos de idade, começou a dedicar sua vida aos estudos na Escola Isolada de sua terra natal, sendo dono de uma Grande sabedoria, consagrando-se com um verdadeiro amigo, tendo para muitos, palavra de encorajamento e profunda orientação para a vida.
Valentin Jocken foi um cidadão trabalhador, honesto e cumpridor de suas obrigações. Homem grandemente estimado por seus dotes de caráter e ilibada conduta. com posição destacada na comunidade do Rio Santo Antonio, integrando-se no esforço geral com solicitude, zelo e tenacidade sem igual.
Católico dos mais piedosos, foi fabriqueiro da Igreja do Rio Santo Antonio ao lado se sua esposa e filhos, com muita dignidade e espírito benevolente prestava ajuda as pessoas menos favorecidas pela sorte.
Valentin Jocken faleceu no dia 07 do dezembro de 1994, deixando saudades a todos. A Câmara Municipal de Vereadores de Braço do Norte imortalizou seu nome, através da Lei Municipal 1.682/00 de 14 do dezembro de 2000, de autoria do Vereador Laércio José Michels, ficou denominado de Rodovia Municipal Valentin Jocken, a via pública que parte da Rua Boaventura Augusto da Cunha ate a comunidade do Rio Santo neste município.
Fonte: HARGER, Enerzon Xuxa. Os Homens que fizeram nossa História. Braço do Norte: Coan Gráfica e Editora, 2006, p. 307.