Principal
Mapa do Site
AFAJO
Genealogia
Documentos
Biografias
Necrológios
Fotografias
Notícias
Graus de Parentesco
História do Sobrenome
Cartas Familiares
Presença JOCHEM
Os "Juchem" no RS
Corruptelas
Sobr. Vinculados
Pedro Jochem
Kommem
Farschweiler
Löffelscheidt
Atas
Informativos
I Encontro Nacional
II Encontro Nacional
III Encontro Nacional
Encontros Regionais
Memorial
Capelinha
Músicas
Brasões de Armas
Hino da Família
Relação de E-mails
Papéis de Parede
Receitas Culinárias
Orações da Família
Livro de Visitas
Relação de Links
Grupo de Discussão
Contato
BIOGRAFIA DE LIVINO JOCHEM

 

Por Maria Livino JOCHEM Araújo
Braço do Norte-SC
Pe. Aluísio Heidemann JOCHEM
Bela Vista-MS

          Biografia elaborada por Maria Livino Jochem Araújo, de Braço do Norte-SC e pelo Pe. Aluísio Heidemann Jochem, de Bela Vista-MS.

          Livino Jochem é o quinto filho de José Jochem e Emília Michels. Nasceu em oito de novembro de 1920 em Rio Corujas, atual Rio Santo Antônio, em Braço do Norte-SC.

          Em 1928, aos oito anos de idade, iniciou os seus estudos na própria comunidade de Rio Corujas, tendo como professores Roberto Kniess e Guilherme Rech.

          Com relação a vida espiritual ou a vivência religiosa Livino é um homem muito dedicado, a exemplo de toda a família de José Jochem e Emília Michels. Pode-se até dizer “extremamente dedicado”. Nos primeiros tempos participavam da reza do terço no Rio Corujas, onde com o seu pai José ajudou a construir a igreja da comunidade. Livino foi catequista de seus irmãos José (¤22/11/1926) casado com Marta Schmoeller e Lino (¤23/09/1924†04/07/1995). Ensinou a sua irmã Maria(¤13/02/1929), as orações básicas da vida cristã.

          Em outros momentos participava das missas dominicais na igreja matriz em Braço do Norte; deslocava-se a pé sob o sol escaldante e muitas vezes sob a chuva inesperada do verão. Na vida religiosa, o terço é sua companhia inseparável; quando alguém ousa criticar algum padre, toma a sua decisiva e permanente defesa. Quando impossibilitado de participar da missa, nos reuníamos junto ao pai ao redor do rádio para ouvir a missa. Nessas ocasiões sempre dizia: “primeiro o dever, depois o prazer”. Acreditava que o domingo sem missa, era semana sem graça.

          Na vida profissional fez curso completo de alfaiate, ao lado do “Bepe Salvalágio”, no entanto nunca costurou um terno sequer, por opção própria e consciente. Ainda antes de seu casamento ajudou a construir o engenho de açúcar de seu pai José, sob a supervisão de “Luis Sant”. Aprendeu a fazer cachaça e produzia álcool o qual era comercializado nas farmácias da região. Tinha aptidões para marcenaria, com certo sucesso. Na infância de seus filhos, confeccionava os brinquedos, os sonhados carrinhos, em especial para o natal. Fazia tamancos usados por todos os homens e mulheres, sem discriminação de gênero.

          Sua principal diversão era a dança, mas nada relacionado a jogos e ao consumo de bebidas alcoólicas. Com relação aos jogos se permitia a um inocente jogo de dominó, com seu Maneca, vizinho de porta.

          Aos 18 anos de idade foi convocado para integrar a Força Expedicionária Brasileira – FEB e lutar na 2ª Guerra Mundial; não embarcou para o campo de batalha devido a um ferimento grave na perna, que castiga duramente a sua vida.

          Aos 24 anos de idade iniciou namoro com Zita Heidemann(¤17/05/1926), filha de Bernardo Heidemann e Catarina Külkamp, com quem se casou 3 anos depois e vive até hoje: 56 anos de vida matrimonial, com a graça de Deus. Teve os seguintes filhos: Tarcísio Jochem(¤07/02/1949) casado com Juceléia Jerônimo Jochem (¤17/06/1956), Salésio Jochem(¤26/07/1950), Maria Livino Jochem de Araújo (¤28/01/1952) casada com Cláudio Bonequini de Araújo (¤20/11/1961), Marcos Jochem(¤22/11/1952) casado com Claudia Bonequini de Araújo(¤20/11/1961), Terezinha Jochem(¤23/06/1955†17/06/1957), Padre José Livinos Jochen(¤01/04/1956) - pároco de Humaitá em Tubarão-SC, Fulgêncio Jochem(¤23/09/1957†...../...../.....), Rita Jochem(¤11/02/1961) casada com Carlos José Back (¤19/02/1955), Padre Aluísio Heidemann Jochem(¤19/09/1962) - Padre de Bela Vista-MS na fronteira com o Paraguai, Lúcia Jochem Miguel (¤13/12/1963) casada com João Marcelino Miguel(¤23/06/1964), Wilson Heidemann Jochem(¤18/12/1965) casado com Maria de Souza – separados e Nivaldo Heidemann Jochem(¤11/01/1969) casado com Alvaci Mattes – separados. Teve, também, participação na criação de Andréia, sua primeira neta, atualmente residente em São José dos Campos, em São Paulo.

          Aos senhores podemos dizer como honrados e honrosos do pai que temos que Livino Jochem é, antes de tudo, um homem sereno e forte porque nunca se cansou de sonhar. É um homem de esperança, porque nunca desistiu de lutar e vencer. É um homem de perseverança, um homem de oração: esta foi um motor em sua vida. Por fim podemos afirmar que, Livino, de terços diários, de missas dominicais, ao seu modo, constitui-se num Santo vivo que nos orgulha e nos enche de alegria por sermos seus filhos. Hoje Livino Jochem tem 83 anos de idade e reside em Braço do Norte, em Santa Catarina.

 

© Copyright Toni Vidal Jochem, 2004. Todos os direitos reservados.
toni@tonijochem.com.br