ESTRADAS DA VIDA
HISTÓRIA DE UMA RAMO DA FAMÍLIA DESCHAMPS

Autor: Osvaldo Deschamps

 


        No século XIX, milhares de imigrantes trocaram o berço alemão por terras no “novo mundo”. Entre os destinos estavam as grandes e despovoadas dimensões territoriais do Brasil, principalmente o sul. Pretendia-se possibilitar o surgimento de uma classe média rural brasileira, formada por pequenos proprietários, capaz de alavancar a economia frente aos grandes fazendeiros e cafeicultores.

        Nesse contexto, em 1º de março de 1829, foi fundada na então Província de Santa Catarina a COLÔNIA SÃO PEDRO DE ALCÂNTARA. Entre as centenas de imigrantes pioneiros desta colônia está a FAMÍLIA DESCHAMPS.

        Esses pioneiros e muitos outros que chegaram em levas posteriores enfrentaram muitas dificuldades para sobreviver, procriar, morar, vestir, comunicar-se, locomover-se... Eram as dificuldades impostas pelo novo meio no qual se encontravam.

        Parte das dificuldades enfrentadas pela FAMÍLIA DESCHAMPS vem descrita neste livro no qual OSVALDO DESCHAMPS, seu autor, no afã de resgatar o passado, nos proporciona uma belíssima viagem no tempo. Nessa viagem a relevância histórica está no cotidiano, no dia-a-dia da vida do autor e de seus ascendentes pelas ESTRADAS DA VIDA.

        Passados 172 anos da chegada do imigrante Nicolas Deschamps a São Pedro de Alcântara seus milhares de descendentes espalhados por todo o território brasileiro terão nesta publicação, um valioso subsídio histórico digno de recomendação.

        Inúmeras fotos, mapas, documentos enriquecem sobremaneira esta obra que é fruto do amor de seu autor que, preservando a memória histórica da FAMÍLIA DESCHAMPS, nos proporciona uma saudosa viagem à primeira colônia alemã fundada no estado de Santa Catarina.

        Consignamos, aqui, nossos parabéns pelo meritório e abnegado trabalho histórico que Osvaldo Deschamps desenvolveu e que constitui a presente obra.

        Toni Vidal Jochem
        Do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina

___________________________________________________________


ESTRADAS DA VIDA
HISTÓRIA DE UMA RAMO DA FAMÍLIA DESCHAM
PS

DESCRIÇÃO DO LIVRO:

Autor:
Osvaldo DESCHAMPS
Editora: Edição do Autor
Quantidade de Páginas: 312
Capa: Colorida
Miolo: Preto e Branco
Formato: 15,50cm x 22cm (fechado)
Mais informações: livros@tonijochem.com.br

 

Envie para um amigo!

© Copyright Toni Vidal Jochem, 2004. Todos os direitos reservados.
toni@tonijochem.com.br