TECENDO O SABER CONFESSIONAL CATÓLICO
EM SANTA CATARINA
Autor: Toni Jochem

 




APRESENTAÇÃO

 

“Vós não tendes uma história gloriosa para recordar e narrar, mas uma grande história a construir! Olhai o futuro, para o qual nos projeta o Espírito a fim de realizar convosco ainda grandes coisas”.

Papa João Paulo II  


          Narrar uma história é resgatar os acontecimentos e os fatos tornando-os memoráveis aos novos tempos. É ressignificar com o olhar contemporâneo a dinâmica de uma época. É dar vida às pessoas que marcaram a história e não foram estáticas e pragmáticas, e sim movidas com o vigor e a força dos seus sonhos.

          A Educação Católica de Santa Catarina merece ser retratada, relida e rememorizada por décadas e séculos futuros.

          Esta obra é o marco celebrativo da Associação de Educação Católica de Santa Catarina – AEC/SC que, como instituição celebra os seus quarenta anos de existência e resgata a memória de mais de quatro séculos da presença da educação católica no Estado, quando em 1538, com a chegada dos franciscanos, inicia sua expressiva obra, o que entre acertos e erros institucionalizou o conhecimento e a educação no estado.

          A AEC/SC foi fundada no dia 24 de abril de 1966 no Colégio Catarinense, em Florianópolis. Desde o início de suas atividades, procurou ser um serviço na busca de atividades integradoras, tentando coordenar uma unidade de ação, de linguagem e de vida. O mandato de Jesus Cristo: “ide pelo mundo inteiro e comunicai a Boa Nova a toda criatura” (Mc 16,15), mobilizou muitos educadores, que visualizaram o seu tempo e atenderam os apelos inerentes a sua história.

          O Papa João Paulo II nos exorta a “celebrar uma história gloriosa, e olhar o futuro para o qual nos projeta o Espírito a fim de realizar ainda grandes coisas”.

          Olhar o futuro, contemplá-lo em suas possibilidades, belezas e desafios e colocar-se diante do Espírito de Deus, que sopra para onde quer e quando quer. Nós educadores, deste novo tempo, precisamos continuar a escrever esta história e escrevê-la impulsionados com o sopro de Deus que nos dá vigor e Espírito novo para o serviço do Reino, promovendo uma educação libertadora que, como nos relata o IX Plano Trienal da AEC Nacional, possibilita a crença de que somos seres históricos inconclusos, sujeitos do próprio crescimento e autoria, que nos possibilita a integração ética diante de qualquer situação que diminua a dignidade humana, o cultivo do sentido da alteridade, que nos faz sentir um com outros seres do planeta terra e que nos possibilita, também, a análise e a compreensão crítica da realidade e realizar uma ação pedagógica contextualizada, sintonizada com as conjunturas históricas, com os significados, com as utopias e as necessidades deste tempo.

          Por fim, é oportuno nos inclinar e reverenciar a história e pronunciar nossa oração de louvor. Primeiramente a Deus que permite ao ser humano ser instrumento em suas abençoadas mãos. Agradecer aos educadores de tantas décadas, que dedicaram o seu conhecimento, e os seus sonhos, acreditando na possibilidade de um mundo melhor através da educação, aos colaboradores e benfeitores desta obra escrita por muitas mãos. Que Deus, Senhor da história, nos abençoe e nos conduza, para que, iluminados pelo Espírito, possamos realizar ainda grandes coisas.

 

Edinéia Romão
Presidente da AEC/SC

___________________________________________________________

INTRODUÇÃO

1966 – 2006

40 ANOS DA AEC/SC


 

Se planejamos para um ano, devemos plantar cereais. Se planejamos para décadas, devemos plantar árvores. Se planejamos para toda a vida, DEVEMOS EDUCAR O HOMEM. (Kwantzu, China, século III a.C.).


          O processo educacional, a cada dia mais competitivo e globalizado, vem exigindo das instituições de ensino bem mais do que atender às demandas tradicionais por qualidade e competitividade. Aspectos como liderança, tradição, ética, métodos pedagógicos diferenciados, profissionalismo, compromisso com a educação baseada nos princípios cristãos e relacionamento com as partes interessadas tornaram-se igualmente relevantes nesse processo. E esse talvez seja o principal diferencial da Educação Católica em Santa Catarina.

          Integrando a rede de ensino particular, a história da Educação Católica em Santa Catarina pode ser considerada, numa tentativa de estabelecer um recorte cronológico, desde a atuação dos franciscanos espanhóis Frei Bernardo de Armenta e Frei Alonso Lebrón, a partir de 1538. Eles aportaram em São Francisco do Sul e, em seguida, puseram-se a catequizar os índios carijós. Logo chegaram à região de Mbyaçá (Laguna e/ou imediações), no Sul catarinense. Nessa região, os religiosos puseram-se a construir dois internatos destinados “à instrução e à formação cristãs”. Iniciava-se ali a história da Educação Confessional Católica em Santa Catarina.

          Da chegada dos franciscanos ao Estado até 2006 já se somam 468 anos de muita história. História de abnegação e de opção ao processo educacional, muitas vezes reafirmadas, nos carismas das mais diversas Ordens e Congregações Religiosas que pautam suas ações na promoção da vida e da solidariedade. E nesse período de quase cinco séculos, a Educação Católica se fez presente, se visibilizou através de seus fundamentos doutrinais, de suas diretrizes, de sua influência e prestígio, ora com mais ora com menos destaque, mediante sua contribuição inequívoca ao processo educacional de Santa Catarina.

          Nessa perspectiva, na tentativa de “planejar para toda a vida” mediante o EDUCAR O HOMEM, em 24 de abril de 1966, foi fundada, em Florianópolis, a Associação de Educação Católica do Estado de Santa Catarina – AEC/SC. A referida associação, segundo seus Estatutos:

          E uma pessoa jurídica de direito privado, constituída sob forma de Associação de fins não econômicos, de caráter educacional e cultural, com dimensão ecumênica, que congrega estabelecimentos de ensino, associações de educação e cultura e educadores, que professa uma filosofia educacional norteada pelos princípios cristãos.

          Para comemorar os 40 anos de sua fundação, fomos encarregados pela Diretoria da AEC/SC de pesquisar e redigir parte de sua história, com o fim de ser publicada e socializada em forma de livro com as Escolas Associadas, simpatizantes e interessados na atuação do saber confessional em terras catarinenses.

          É com satisfação que redigimos, compilamos e registramos parte da história da Associação de Educação Católica de Santa Catarina nos seus 40 anos de existência.

          Este livro pode ser considerado um documentário tal como foi concebido e elaborado. Este trabalho não dispensa a pesquisa a fontes documentais primárias, encontradas em grande parte no Arquivo da Associação de Educação Católica de Santa Catarina, dentre outras instituições e em bibliografia de apoio. Ressaltamos aqui a contribuição dada pelas Escolas Associadas da AEC, que forneceram o respectivo histórico.

          De linguagem simples e estilo direto, o presente livro não pretende ser de natureza teórica nem aspira esgotar a história da Associação de Educação Católica em Santa Catarina. Para melhor compreensão de seu conteúdo, a presente publicação foi dividida em quatro partes distintas, além de um anexo, a saber:

          PRIMEIRA PARTE Aborda um perfil histórico da educação confessional católica no Estado de Santa Catarina desde os seus primórdios em 1538, destacando a atuação das Escolas Paroquias a partir do final do século XIX, além de outras mantidas pelas mais diversas Ordens, Congregações religiosas e clero diocesano até a atualidade.

          SEGUNDA PARTE Consiste na história da fundação da AEC, seus princípios, sua organização através dos mais diversos núcleos regionais e seus setores: Pedagógico, Ensino Religioso e de Educação Popular.

          TERCEIRA PARTE Compõe-se de um breve histórico de cada uma das Escolas Católicas de Santa Catarina, enfatizando a sua atuação no contexto em que estão inseridas sob a coordenação das mais diversas Congregações e Ordens Religiosas, que pautam suas ações em carismas específicos.

          QUARTA PARTE É composta por elementos que integram e definem a identidade da AEC/SC: sua logomarca, a imagem de Jesus Mestre, hino, relação de todos os membros das ex-diretorias da AEC e uma estrevista com a Professora Edinéia Romão, atual Presidente da AEC/SC.

          Como ANEXOS, divididos em parte “A” e “B”, traremos relações das Escolas Católicas em Santa Catarina em diversos períodos, ata de fundação da AEC/SC, um pequeno histórico do patrono dos professores católicos: São João Batista de La Sale e um arquivo fotográfico.

          Após meses de intensas pesquisas históricas dedicados à elaboração desse livro e de constante e renovado interesse pelo objeto de pesquisa, esperamos que ele possa proporcionar aos leitores uma visão da rica história da Associação de Educação Católica em Santa Catarina. É parte da história educacional catarinense, das lutas, das limitações, dos desafios, da contextualização de seu processo social na tentativa de “EDUCAR O HOMEM” nas mais diversas regiões geográficas do Estado, planejando a longo prazo, em detrimento do cultivo de cereais e do plantio de árvores, como Kwantzu, no século III a.C., preconizou.

          Passados 40 anos da fundação da Associação de Educação Católica em Santa Catarina , num ato de AÇÃO DE GRAÇAS, louvamos e agradecemos ao Senhor da Vida e da História por quatro décadas de existência em solo catarinense.

Boa leitura...

Toni JOCHEM
Florianópolis-SC, 22 de abril de 2006.

 

___________________________________________________________

SUMÁRIO

Apresentação ...........................................................................................................................................................................
Introdução .................................................................................................................................................................................

PRIMEIRA PARTE
A EDUCAÇÃO CONFESSIONAL CATÓLICA EM SANTA CATARINA

Perfil Histórico...........................................................................................................................................................................

SEGUNDA PARTE
A ASSOCIAÇÃO DA EDUCAÇÃO CATÓLICA
EM SANTA CATARINA

AEC/SC – Sua Fundação e seus Princípios........................................................................................................................ As Instalações da AEC/SC e sua Sede................................................................................................................................ A Interiorização da AEC: Núcleos Regionais....................................................................................................................... Núcleo Grande Florianópolis.................................................................................................................................................. Núcleo Oeste Catarinense...................................................................................................................................................... Núcleo do Sul Catarinense..................................................................................................................................................... Núcleo do Planalto Serrano.................................................................................................................................................... Núcleo do Vale do Itajaí........................................................................................................................................................... Núcleo do Norte Catarinense................................................................................................................................................. Setor Pedagógico da AEC/SC................................................................................................................................................ Setor de Ensino Religioso da AEC/SC.................................................................................................................................
Setor de Educação Popular da AEC/SC...............................................................................................................................

TERCEIRA PARTE
ESCOLAS CATÓLICAS EM SANTA CATARINA

Colégio Murialdo – Araranguá................................................................................................................................................
Colégio Bom Jesus Santo Antônio – Blumenau................................................................................................................ Colégio Sagrada Família – Blumenau................................................................................................................................. Colégio São Luiz – Brusque................................................................................................................................................... Colégio Auxiliadora – Campos Novos.................................................................................................................................. Colégio Marista São Francisco – Chapecó......................................................................................................................... Colégio Madre Teresa Michel – Criciúma............................................................................................................................ Colégio São Bento – Criciúma............................................................................................................................................... Colégio Marista – Criciúma..................................................................................................................................................... SATC – C riciúma...................................................................................................................................................................... Colégio Rogacionista Pio XII – Criciúma............................................................................................................................. Colégio Santa Teresinha – Curitibanos............................................................................................................................... Colégio Maria Imaculada – Curitibanos............................................................................................................................... Educandário Imaculada Conceição – Florianópolis.......................................................................................................... Centro Educacional Menino Jesus – Florianópolis........................................................................................................... Colégio Nossa Senhora de Fátima – Florianópolis.......................................................................................................... Colégio Santa Catarina – F lorianópolis.............................................................................................................................. Colégio Coração de Jesus – Florianópolis......................................................................................................................... Colégio Catarinense – F lorianópolis................................................................................................................................... Colégio Sagrada Família – Forquilhinha............................................................................................................................. Colégio Madre Francisca Lampel – Gaspar....................................................................................................................... Colégio Cristo Rei – Içara....................................................................................................................................................... Colégio São José – Itajaí......................................................................................................................................................... Colégio Salesiano Itajaí – Itajaí.............................................................................................................................................. Colégio Divina Providência – Jaraguá do Sul..................................................................................................................... Colégio Marista São Luís – Jaraguá do Sul ....................................................................................................................... Colégio Marista Frei Rogério – Joaçaba.............................................................................................................................. Colégio dos Santos Anjos – Joinville ................................................................................................................................... Jardim de Infância Bakhita – Joinville................................................................................................................................... Colégio Bom Jesus Diocesano – Lages............................................................................................................................. Colégio Santa Rosa de Lima – Lages................................................................................................................................. Colégio Stella Maris – Laguna............................................................................................................................................... Colégio Santos Anjos – Porto União .................................................................................................................................... Colégio Dom Bosco – R io do Sul......................................................................................................................................... Instituto Maria Auxiliadora – IMA – Rio do Sul...................................................................................................................... Colégio São José – São Bento do Sul ................................................................................................................................. Colégio Elisa Andreoli – São José........................................................................................................................................ Colégio São José – São Miguel do Oeste........................................................................................................................... Colégio Peperi – São Miguel do Oeste................................................................................................................................. Colégio Dom Orione – Siderópolis.......................................................................................................................................
Instituto Educacional Madre Elisa Savoldi – IEMES – Sombrio ...................................................................................... Colégio São José – Tubarão ................................................................................................................................................. Colégio Santíssimo Sacramento – Tubarão ...................................................................................................................... Colégio Servos de Maria – Turvo .......................................................................................................................................... Colégio Santa Clara – Urubici ............................................................................................................................................... Colégio Imaculada Conceição – V ideira.............................................................................................................................
Colégio La Salle – Xanxerê ....................................................................................................................................................

QUARTA PARTE
FAZENDO A HISTÓRIA DA AEC/SC

Logomarca da AEC/SC............................................................................................................................................................ Imagem de Jesus Mestre........................................................................................................................................................ Hino da AEC do Brasil.............................................................................................................................................................. Relação dos Membros das Ex-Diretorias da AEC/SC....................................................................................................... Entrevista com a Presidente da AEC/SC.............................................................................................................................. Depoimentos..............................................................................................................................................................................
Congratulações.........................................................................................................................................................................

ANEXOS

PARTE A

ANEXO 1 – Relação das Escolas Católicas de Santa Catarina até 1900....................................................................
ANEXO 2 – Relação das Escolas Paroquiais de Santa Catarina em 1910.................................................................
ANEXO 3 – Relação das Escolas Paroquiais de Santa Catarina em 1920.................................................................. ANEXO 4 – Relação das Escolas Paroquiais de Santa Catarina em 1925.................................................................. ANEXO 5 – Relação das Escolas Católicas de Santa Catarina em 1960....................................................................
ANEXO 6 – Relação das Escolas Católicas de Santa Catarina em 2004....................................................................
ANEXO 7 – Organograma da AEC/SC...................................................................................................................................

PARTE B

Ata da Fundação da AEC/SC..................................................................................................................................................
São João Batista de La Sale : Padroeiro do Professor Católico .................................................................................... Arquivo Fotográfico...................................................................................................................................................................
Referências Bibliográficas......................................................................................................................................................

___________________________________________________________


TECENDO O SABER CONFESSIONAL CATÓLICO
EM SANTA CATARINA

DESCRIÇÃO DO LIVRO:

Autor: Toni JOCHEM

Editora:
Edição do Autor
ISBN 85-9039-466-2
Data de Lançamento:
22 de abril de 2006
Quantidade de Páginas:
304
Capa: Colorida
Miolo: Preto e Branco
Formato: 15cm x 21cm (fechado)
Valor: R$ 30,00 (mais a postagem)

Solicite o livro através do e-mail tonijochem10@gmail.com
Favor informar o nome do(os) (livro(os) que deseja adquirir
Obs.: Não esqueça de enviar seu endereço completo + CEP, além do
fone/fax.


Forma de envio do Livro:
Sedex a cobrar ou reembolso postal via
correios (outras formas a combinar).

 

Envie para um amigo!

© Copyright Toni Vidal Jochem, 2004. Todos os direitos reservados.
toni@tonijochem.com.br