Principal
Mapa do Site
Curriculum Vitae
Família JOCHEM
Publicações - Livros
Colônias Alemãs
Col. S. P. Alcântara
Col. Vargem Grande
Colônia Santa Isabel
Colônia Piedade
Colônia Teresópolis
Imigrantes Alemães
Novas Pesquisas
Imigração Alemã
Links de Interesse
Fórum de Discussão
Livro de Visitas
Contato

TECENDO O SABER CONFESSIONAL CATÓLICO
EM SANTA CATARINA
Autor: Toni Jochem

 




APRESENTAÇÃO

 

“Vós não tendes uma história gloriosa para recordar e narrar, mas uma grande história a construir! Olhai o futuro, para o qual nos projeta o Espírito a fim de realizar convosco ainda grandes coisas”.

Papa João Paulo II  


          Narrar uma história é resgatar os acontecimentos e os fatos tornando-os memoráveis aos novos tempos. É ressignificar com o olhar contemporâneo a dinâmica de uma época. É dar vida às pessoas que marcaram a história e não foram estáticas e pragmáticas, e sim movidas com o vigor e a força dos seus sonhos.

          A Educação Católica de Santa Catarina merece ser retratada, relida e rememorizada por décadas e séculos futuros.

          Esta obra é o marco celebrativo da Associação de Educação Católica de Santa Catarina – AEC/SC que, como instituição celebra os seus quarenta anos de existência e resgata a memória de mais de quatro séculos da presença da educação católica no Estado, quando em 1538, com a chegada dos franciscanos, inicia sua expressiva obra, o que entre acertos e erros institucionalizou o conhecimento e a educação no estado.

          A AEC/SC foi fundada no dia 24 de abril de 1966 no Colégio Catarinense, em Florianópolis. Desde o início de suas atividades, procurou ser um serviço na busca de atividades integradoras, tentando coordenar uma unidade de ação, de linguagem e de vida. O mandato de Jesus Cristo: “ide pelo mundo inteiro e comunicai a Boa Nova a toda criatura” (Mc 16,15), mobilizou muitos educadores, que visualizaram o seu tempo e atenderam os apelos inerentes a sua história.

          O Papa João Paulo II nos exorta a “celebrar uma história gloriosa, e olhar o futuro para o qual nos projeta o Espírito a fim de realizar ainda grandes coisas”.

          Olhar o futuro, contemplá-lo em suas possibilidades, belezas e desafios e colocar-se diante do Espírito de Deus, que sopra para onde quer e quando quer. Nós educadores, deste novo tempo, precisamos continuar a escrever esta história e escrevê-la impulsionados com o sopro de Deus que nos dá vigor e Espírito novo para o serviço do Reino, promovendo uma educação libertadora que, como nos relata o IX Plano Trienal da AEC Nacional, possibilita a crença de que somos seres históricos inconclusos, sujeitos do próprio crescimento e autoria, que nos possibilita a integração ética diante de qualquer situação que diminua a dignidade humana, o cultivo do sentido da alteridade, que nos faz sentir um com outros seres do planeta terra e que nos possibilita, também, a análise e a compreensão crítica da realidade e realizar uma ação pedagógica contextualizada, sintonizada com as conjunturas históricas, com os significados, com as utopias e as necessidades deste tempo.

          Por fim, é oportuno nos inclinar e reverenciar a história e pronunciar nossa oração de louvor. Primeiramente a Deus que permite ao ser humano ser instrumento em suas abençoadas mãos. Agradecer aos educadores de tantas décadas, que dedicaram o seu conhecimento, e os seus sonhos, acreditando na possibilidade de um mundo melhor através da educação, aos colaboradores e benfeitores desta obra escrita por muitas mãos. Que Deus, Senhor da história, nos abençoe e nos conduza, para que, iluminados pelo Espírito, possamos realizar ainda grandes coisas.

 

Edinéia Romão
Presidente da AEC/SC

___________________________________________________________

INTRODUÇÃO

1966 – 2006

40 ANOS DA AEC/SC


 

Se planejamos para um ano, devemos plantar cereais. Se planejamos para décadas, devemos plantar árvores. Se planejamos para toda a vida, DEVEMOS EDUCAR O HOMEM. (Kwantzu, China, século III a.C.).


          O processo educacional, a cada dia mais competitivo e globalizado, vem exigindo das instituições de ensino bem mais do que atender às demandas tradicionais por qualidade e competitividade. Aspectos como liderança, tradição, ética, métodos pedagógicos diferenciados, profissionalismo, compromisso com a educação baseada nos princípios cristãos e relacionamento com as partes interessadas tornaram-se igualmente relevantes nesse processo. E esse talvez seja o principal diferencial da Educação Católica em Santa Catarina.

          Integrando a rede de ensino particular, a história da Educação Católica em Santa Catarina pode ser considerada, numa tentativa de estabelecer um recorte cronológico, desde a atuação dos franciscanos espanhóis Frei Bernardo de Armenta e Frei Alonso Lebrón, a partir de 1538. Eles aportaram em São Francisco do Sul e, em seguida, puseram-se a catequizar os índios carijós. Logo chegaram à região de Mbyaçá (Laguna e/ou imediações), no Sul catarinense. Nessa região, os religiosos puseram-se a construir dois internatos destinados “à instrução e à formação cristãs”. Iniciava-se ali a história da Educação Confessional Católica em Santa Catarina.

          Da chegada dos franciscanos ao Estado até 2006 já se somam 468 anos de muita história. História de abnegação e de opção ao processo educacional, muitas vezes reafirmadas, nos carismas das mais diversas Ordens e Congregações Religiosas que pautam suas ações na promoção da vida e da solidariedade. E nesse período de quase cinco séculos, a Educação Católica se fez presente, se visibilizou através de seus fundamentos doutrinais, de suas diretrizes, de sua influência e prestígio, ora com mais ora com menos destaque, mediante sua contribuição inequívoca ao processo educacional de Santa Catarina.

          Nessa perspectiva, na tentativa de “planejar para toda a vida” mediante o EDUCAR O HOMEM, em 24 de abril de 1966, foi fundada, em Florianópolis, a Associação de Educação Católica do Estado de Santa Catarina – AEC/SC. A referida associação, segundo seus Estatutos:

          E uma pessoa jurídica de direito privado, constituída sob forma de Associação de fins não econômicos, de caráter educacional e cultural, com dimensão ecumênica, que congrega estabelecimentos de ensino, associações de educação e cultura e educadores, que professa uma filosofia educacional norteada pelos princípios cristãos.

          Para comemorar os 40 anos de sua fundação, fomos encarregados pela Diretoria da AEC/SC de pesquisar e redigir parte de sua história, com o fim de ser publicada e socializada em forma de livro com as Escolas Associadas, simpatizantes e interessados na atuação do saber confessional em terras catarinenses.

          É com satisfação que redigimos, compilamos e registramos parte da história da Associação de Educação Católica de Santa Catarina nos seus 40 anos de existência.

          Este livro pode ser considerado um documentário tal como foi concebido e elaborado. Este trabalho não dispensa a pesquisa a fontes documentais primárias, encontradas em grande parte no Arquivo da Associação de Educação Católica de Santa Catarina, dentre outras instituições e em bibliografia de apoio. Ressaltamos aqui a contribuição dada pelas Escolas Associadas da AEC, que forneceram o respectivo histórico.

          De linguagem simples e estilo direto, o presente livro não pretende ser de natureza teórica nem aspira esgotar a história da Associação de Educação Católica em Santa Catarina. Para melhor compreensão de seu conteúdo, a presente publicação foi dividida em quatro partes distintas, além de um anexo, a saber:

          PRIMEIRA PARTE Aborda um perfil histórico da educação confessional católica no Estado de Santa Catarina desde os seus primórdios em 1538, destacando a atuação das Escolas Paroquias a partir do final do século XIX, além de outras mantidas pelas mais diversas Ordens, Congregações religiosas e clero diocesano até a atualidade.

          SEGUNDA PARTE Consiste na história da fundação da AEC, seus princípios, sua organização através dos mais diversos núcleos regionais e seus setores: Pedagógico, Ensino Religioso e de Educação Popular.

          TERCEIRA PARTE Compõe-se de um breve histórico de cada uma das Escolas Católicas de Santa Catarina, enfatizando a sua atuação no contexto em que estão inseridas sob a coordenação das mais diversas Congregações e Ordens Religiosas, que pautam suas ações em carismas específicos.

          QUARTA PARTE É composta por elementos que integram e definem a identidade da AEC/SC: sua logomarca, a imagem de Jesus Mestre, hino, relação de todos os membros das ex-diretorias da AEC e uma estrevista com a Professora Edinéia Romão, atual Presidente da AEC/SC.

          Como ANEXOS, divididos em parte “A” e “B”, traremos relações das Escolas Católicas em Santa Catarina em diversos períodos, ata de fundação da AEC/SC, um pequeno histórico do patrono dos professores católicos: São João Batista de La Sale e um arquivo fotográfico.

          Após meses de intensas pesquisas históricas dedicados à elaboração desse livro e de constante e renovado interesse pelo objeto de pesquisa, esperamos que ele possa proporcionar aos leitores uma visão da rica história da Associação de Educação Católica em Santa Catarina. É parte da história educacional catarinense, das lutas, das limitações, dos desafios, da contextualização de seu processo social na tentativa de “EDUCAR O HOMEM” nas mais diversas regiões geográficas do Estado, planejando a longo prazo, em detrimento do cultivo de cereais e do plantio de árvores, como Kwantzu, no século III a.C., preconizou.

          Passados 40 anos da fundação da Associação de Educação Católica em Santa Catarina , num ato de AÇÃO DE GRAÇAS, louvamos e agradecemos ao Senhor da Vida e da História por quatro décadas de existência em solo catarinense.

Boa leitura...

Toni JOCHEM
Florianópolis-SC, 22 de abril de 2006.

 

___________________________________________________________

SUMÁRIO

Apresentação ...........................................................................................................................................................................
Introdução .................................................................................................................................................................................

PRIMEIRA PARTE
A EDUCAÇÃO CONFESSIONAL CATÓLICA EM SANTA CATARINA

Perfil Histórico...........................................................................................................................................................................

SEGUNDA PARTE
A ASSOCIAÇÃO DA EDUCAÇÃO CATÓLICA
EM SANTA CATARINA

AEC/SC – Sua Fundação e seus Princípios........................................................................................................................ As Instalações da AEC/SC e sua Sede................................................................................................................................ A Interiorização da AEC: Núcleos Regionais....................................................................................................................... Núcleo Grande Florianópolis.................................................................................................................................................. Núcleo Oeste Catarinense...................................................................................................................................................... Núcleo do Sul Catarinense..................................................................................................................................................... Núcleo do Planalto Serrano.................................................................................................................................................... Núcleo do Vale do Itajaí........................................................................................................................................................... Núcleo do Norte Catarinense................................................................................................................................................. Setor Pedagógico da AEC/SC................................................................................................................................................ Setor de Ensino Religioso da AEC/SC.................................................................................................................................
Setor de Educação Popular da AEC/SC...............................................................................................................................

TERCEIRA PARTE
ESCOLAS CATÓLICAS EM SANTA CATARINA

Colégio Murialdo – Araranguá................................................................................................................................................
Colégio Bom Jesus Santo Antônio – Blumenau................................................................................................................ Colégio Sagrada Família – Blumenau................................................................................................................................. Colégio São Luiz – Brusque................................................................................................................................................... Colégio Auxiliadora – Campos Novos.................................................................................................................................. Colégio Marista São Francisco – Chapecó......................................................................................................................... Colégio Madre Teresa Michel – Criciúma............................................................................................................................ Colégio São Bento – Criciúma............................................................................................................................................... Colégio Marista – Criciúma..................................................................................................................................................... SATC – C riciúma...................................................................................................................................................................... Colégio Rogacionista Pio XII – Criciúma............................................................................................................................. Colégio Santa Teresinha – Curitibanos............................................................................................................................... Colégio Maria Imaculada – Curitibanos............................................................................................................................... Educandário Imaculada Conceição – Florianópolis.......................................................................................................... Centro Educacional Menino Jesus – Florianópolis........................................................................................................... Colégio Nossa Senhora de Fátima – Florianópolis.......................................................................................................... Colégio Santa Catarina – F lorianópolis.............................................................................................................................. Colégio Coração de Jesus – Florianópolis......................................................................................................................... Colégio Catarinense – F lorianópolis................................................................................................................................... Colégio Sagrada Família – Forquilhinha............................................................................................................................. Colégio Madre Francisca Lampel – Gaspar....................................................................................................................... Colégio Cristo Rei – Içara....................................................................................................................................................... Colégio São José – Itajaí......................................................................................................................................................... Colégio Salesiano Itajaí – Itajaí.............................................................................................................................................. Colégio Divina Providência – Jaraguá do Sul..................................................................................................................... Colégio Marista São Luís – Jaraguá do Sul ....................................................................................................................... Colégio Marista Frei Rogério – Joaçaba.............................................................................................................................. Colégio dos Santos Anjos – Joinville ................................................................................................................................... Jardim de Infância Bakhita – Joinville................................................................................................................................... Colégio Bom Jesus Diocesano – Lages............................................................................................................................. Colégio Santa Rosa de Lima – Lages................................................................................................................................. Colégio Stella Maris – Laguna............................................................................................................................................... Colégio Santos Anjos – Porto União .................................................................................................................................... Colégio Dom Bosco – R io do Sul......................................................................................................................................... Instituto Maria Auxiliadora – IMA – Rio do Sul...................................................................................................................... Colégio São José – São Bento do Sul ................................................................................................................................. Colégio Elisa Andreoli – São José........................................................................................................................................ Colégio São José – São Miguel do Oeste........................................................................................................................... Colégio Peperi – São Miguel do Oeste................................................................................................................................. Colégio Dom Orione – Siderópolis.......................................................................................................................................
Instituto Educacional Madre Elisa Savoldi – IEMES – Sombrio ...................................................................................... Colégio São José – Tubarão ................................................................................................................................................. Colégio Santíssimo Sacramento – Tubarão ...................................................................................................................... Colégio Servos de Maria – Turvo .......................................................................................................................................... Colégio Santa Clara – Urubici ............................................................................................................................................... Colégio Imaculada Conceição – V ideira.............................................................................................................................
Colégio La Salle – Xanxerê ....................................................................................................................................................

QUARTA PARTE
FAZENDO A HISTÓRIA DA AEC/SC

Logomarca da AEC/SC............................................................................................................................................................ Imagem de Jesus Mestre........................................................................................................................................................ Hino da AEC do Brasil.............................................................................................................................................................. Relação dos Membros das Ex-Diretorias da AEC/SC....................................................................................................... Entrevista com a Presidente da AEC/SC.............................................................................................................................. Depoimentos..............................................................................................................................................................................
Congratulações.........................................................................................................................................................................

ANEXOS

PARTE A

ANEXO 1 – Relação das Escolas Católicas de Santa Catarina até 1900....................................................................
ANEXO 2 – Relação das Escolas Paroquiais de Santa Catarina em 1910.................................................................
ANEXO 3 – Relação das Escolas Paroquiais de Santa Catarina em 1920.................................................................. ANEXO 4 – Relação das Escolas Paroquiais de Santa Catarina em 1925.................................................................. ANEXO 5 – Relação das Escolas Católicas de Santa Catarina em 1960....................................................................
ANEXO 6 – Relação das Escolas Católicas de Santa Catarina em 2004....................................................................
ANEXO 7 – Organograma da AEC/SC...................................................................................................................................

PARTE B

Ata da Fundação da AEC/SC..................................................................................................................................................
São João Batista de La Sale : Padroeiro do Professor Católico .................................................................................... Arquivo Fotográfico...................................................................................................................................................................
Referências Bibliográficas......................................................................................................................................................

___________________________________________________________


TECENDO O SABER CONFESSIONAL CATÓLICO
EM SANTA CATARINA

DESCRIÇÃO DO LIVRO:

Autor: Toni JOCHEM

Editora:
Edição do Autor
ISBN 85-9039-466-2
Data de Lançamento:
22 de abril de 2006
Quantidade de Páginas:
304
Capa: Colorida
Miolo: Preto e Branco
Formato: 15cm x 21cm (fechado)
Valor: R$ 30,00 (mais a postagem)

Solicite o livro através do e-mail tonijochem@gmail.com
Favor informar o nome do(os) (livro(os) que deseja adquirir
Obs.: Não esqueça de enviar seu endereço completo + CEP, além do
fone/fax.


Forma de envio do Livro:
Sedex a cobrar ou reembolso postal via
correios (outras formas a combinar).

 

Envie para um amigo!

© Copyright Toni Vidal Jochem, 2004. Todos os direitos reservados.
toni@tonijochem.com.br